Médias móveis têm variação negativa, mas números de brasileiros com COVID-19 ainda assustam
O Brasil registrou mais 1.365 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas e ultrapassou os 110 mil óbitos causados pela doença. Apesar dos números assustadores, a média móvel do número de mortes dos últimos sete dias recuou 3%, em relação aos últimos 14 dias. A situação se agrava no estado de Minas Gerais, que já é o segundo em número de mortes no mês de agosto. O Brasil confirmou mais 48.637 casos no último dia, totalizando 3.411.872 de brasileiros infectados desde o início da pandemia.
Economia brasileira deve sofrer forte retração no 2º trimestre
O PIB brasileiro pode retrair de oito a dez por cento no segundo trimestre de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano passado, informou nota técnica da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE), divulgada nesta terça-feira (18). Caso as projeções se confirmem, a economia brasileira entrará em recessão técnica. As projeções da secretaria para o PIB de 2020 são de queda de 4,7%, enquanto o mercado especula queda de 5,52%. Os dados oficiais do PIB brasileiro do segundo trimestre serão divulgados pelo IBGE em 1º de setembro.
Joe Biden é oficialmente nomeado candidato à presidência dos EUA
Nesta terça-feira (18), o Partido Democrata oficializou a candidatura de Joe Biden para a presidência dos EUA nas eleições de novembro de 2020. Para o partido, o veterano é um "homem de coragem", capaz de acabar com o "caos" gerado pela administração Trump. Em meio à nomeação, deputados democratas trabalham para reverter medidas aplicadas pelo presidente dos EUA, que estariam prejudicando o trabalho dos сorreios. Os сorreios podem vir a ter papel fundamental no processo eleitoral, em função do voto à distância, motivado pela pandemia de COVID-19.
Presidente do Mali renuncia para 'evitar derramamento de sangue'
O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, renunciou ao cargo para "evitar derramamento de sangue", após sofrer golpe militar por membros insurgentes das Forças Armadas do país. De acordo com o porta-voz do golpe de Estado, coronel-major Ismael Wague, será formado um Comitê Nacional de Salvação Popular para liderar a transição política. O comitê anunciou toque de recolher, a ter início nesta quarta-feira (19), e fechamento das fronteiras do país, informou o canal local ORTM 1. Leia mais sobre a situação no Mali
Israel realiza bombardeio em Gaza e diz que Hamas 'arrisca' nova guerra
Na madrugada desta quarta-feira (19), a Força Aérea de Israel realizou bombardeios na Faixa de Gaza. De acordo com a Força Aérea de Israel, forças palestinas teriam atirado balões incendiários contra o território israelense. "Terrorismo usando pipas e balões incendiários é terrorismo como qualquer outro", declarou o presidente de Israel, Reuven Rivlin, acrescentando que o grupo Hamas estaria "arriscando uma nova guerra". Além dos bombardeios, Israel baniu a atividade pesqueira na costa marítima da Faixa de Gaza e cortou o fornecimento de combustível para a usina elétrica da região, informou a AFP.
União Europeia pede que Putin promova o diálogo na Bielorrússia
Líderes europeus fizeram apelo para que o presidente da Rússia, Vladimir Putin facilitasse o diálogo entre a oposição e o líder da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, informou pelo Twitter ter conversado com Putin e pedido "diálogo inclusivo" para solucionar a crise bielorrussa. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, também conversaram com o presidente russo sobre a crise desencadeada pelas eleições presidenciais bielorrussas de 9 de agosto. Macron pediu para que Putin promovesse a "calma e o diálogo" na Bielorrússia. De acordo com o Kremlin, o presidente Putin acolhe o diálogo, mas considera interferência nos assuntos internos do país vizinho "inaceitável".