O Exército uruguaio recebeu dois helicópteros Agusta Bell AB-412 SP, utilizados por diversos países e destacados por sua capacidade de transportar pessoal, para fornecimento de novas possibilidades à força naval do país.
As duas aeronaves obtidas pelo Uruguai foram utilizadas até 2015 pela Guarda Costeira italiana. As unidades foram construídas em 1997 e 1998.
A Itália utilizava os dois helicópteros para tarefas de patrulha, operações de busca e salvamento, tarefa para qual o helicóptero foi projetado pela Bell Helicopter Textron e fabricado em conjunto com a Agusta Westland.
Esse modelo de helicóptero voou pela primeira vez em 1979 e foi introduzido no mercado em 1981.
Além das Forças Armadas italianas, entre seus usuários principais está a Força Aérea Real do Reino Unido, que utilizou as aeronaves nos exercícios militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Além disso, estes modelos são muito utilizados na América Latina, sendo empregados pelas Forças Armadas de Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Venezuela, El Salvador, Guatemala e Honduras.
A chegada dos dois novos helicópteros dará ao corpo naval uruguaio uma "capacidade que não tinha" nas tarefas de busca e salvamento. No entanto, não é essa sua única função.
Os helicópteros possuem ainda equipamentos de detecção, como radar de busca e uma câmera térmica e eletro-óptica, que podem ser utilizados para tarefas de patrulha ou transporte de um "grupo de interdição", destinado a controlar a presença de agentes não autorizados em águas uruguaias.
O acordo uruguaio pelas aeronaves inclui voos de teste, a visita de um técnico especializado por um mês, transporte e montagem no Uruguai das aeronaves e a pintura com as cores do Exército uruguaio. Além do treinamento de quatro pilotos, dois técnicos em infraestrutura e motor, e dois técnicos em aviônica.