O rompimento, que foi controlado durante a madrugada, ocorreu no Eixo Norte da transposição do rio São Francisco apenas um dia após um evento de abertura de comportas, com participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
O vazamento foi controlado, apesar de dificuldades técnicas para avaliação da estrutura devido à iluminação durante a noite. O Ministério do Desenvolvimento Regional publicou nota oficial afirmando que uma equipe da Defesa Civil Nacional foi enviada ao local para avaliar a situação e que a evacuação seguiu o Plano de Ação Emergencial (PAE) desenvolvido para a estrutura.
Ainda segundo a nota publicada pelo Ministério, as 2.000 famílias deslocadas foram encaminhadas para alojamentos na região e para casas de parentes e amigos, onde devem permanecer até o fim das avaliações técnicas no reservatório.
Conforme publicou o portal G1, o secretário estadual de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, afirmou que a preocupação principal foi com o processo de erosão causado pelo vazamento na barragem. Ainda segundo a publicação, não há risco de rompimento da estrutura.
O secretário estadual também informou que houve queda de energia na região após o vazamento e foi necessário levar um gerador ao local para garantir o controle da comporta da barragem.
O Eixo Norte da transposição do rio São Francisco foi inaugurado em 26 de junho, em evento com participação do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O Ministério do Desenvolvimento Regional marcou uma coletiva de imprensa no local às 14h30 deste sábado (22) para responder perguntas sobre o incidente.