"Segundo os resultados dos testes estatais, o sistema de defesa antiaérea multicanal de médio alcance Shtil-1 entrou em serviço nas fragatas do projeto 11356 da Marinha russa. Por sua vez, o sistema de mísseis Tor-M2DT foi adotado nas unidades das Forças Terrestres, bem como nas unidades costeiras da Marinha", disse Fradkov.
De acordo com o presidente do consórcio russo, o Shtil-1 é um sistema de mísseis guiados de médio alcance com lançamento vertical, projetado para a proteção completa de navios de guerra contra todos os meios possíveis de ataque aéreo, bem como para a realização de ofensivas contra alvos de superfície de um possível inimigo.
O Tor-M2 (versão ártica) é um sistema tático de mísseis antiaéreos que pode ser utilizado em condições climáticas adversas, com temperaturas até 50 graus negativos. Foi projetado para defesa antiaérea contra aeronaves de combate, drones, mísseis e armas de alta precisão. Além disso, é usado para proteger centros de comunicação, postos de comando e outras instalações.