A explosão ocorreu entre as cidades de Al-Dumayr e Adra, nas cercanias da capital síria. A emissora estatal informou que o fato tinha "provocado um apagão total" no país. De acordo com o Ministério da Eletricidade, essa é a sexta vez que o gasoduto é atingido por uma explosão nessa área.
Segundo o ministro de Petróleo e Recursos Minerais, Ali Ghanem, a explosão pode ter sido causada por um ato terrorista.
DEVELOPING: Syria’s oil minister says the explosion could be a terrorist attack. A nationwide power outage is ongoing. pic.twitter.com/VLY76PUffx
— SV News 🚨 (@SVNewsAlerts) August 24, 2020
Em desenvolvimento: ministro do Petróleo da Síria diz que explosão pode ter sido ataque terrorista. Um apagão de energia em todo o país está em andamento
O duto atingido é o principal que liga o sul da Síria ao resto do país. De acordo com Ghanem, a explosão desativou três estações do gasoduto. Segundo informes iniciais, a explosão provocou uma queda de pressão na central elétrica de Deir Ali, o que provocou um vazamento de gás e fez as outras estações pararem de funcionar, o que teria gerado o apagão.
O governo informou ainda que especialistas foram designados para reparar os problemas e restaurar o fornecimento de energia.
Total power blackout in #Syria after a gas pipeline explosion in #Dumayr, #Damascus pic.twitter.com/FS0BYfxVql
— Arab Communist 🇸🇾 ☭ (@FarisAlShami17) August 24, 2020
Total apagão na Síria após a explosão de um gasoduto
Algumas horas após o apagão, a energia foi aos poucos se restabelecendo no território sírio.