Popularidade do Partido Democrata nos EUA encolhe, mas segue na frente dos republicanos

© AP Photo / Susan WalshPrédio do Congresso dos EUA, em Washington
Prédio do Congresso dos EUA, em Washington - Sputnik Brasil
Nos siga no
A vantagem de 11 pontos percentuais do Partido Democrata na identificação popular caiu para apenas seis pontos percentuais nos últimos dois meses, de acordo com pesquisa do Gallup divulgada nesta segunda-feira (24).

Em junho, 50% da população afirmou se identificar ou ter mais proximidade com os democratas e outros 39% disseram se identificar ou ter mais proximidade com o Partido Republicano. Em agosto, a popularidade dos democratas caiu para 48% e a dos republicanos aumentou para 42%.

"As mudanças bruscas ocorridas em junho aconteceram em meio a protestos nacionais por justiça racial que se seguiram à morte de George Floyd sob custódia policial. O índice de aprovação do presidente Donald Trump caiu dez pontos do início de maio ao início de junho, quando sua resposta aos protestos foi amplamente criticada. Sua impopularidade provavelmente fez com que muitos americanos se afastassem do Partido Republicano, ou do Partido Democrata, naquela época", afirmou o instituto de pesquisa

Até o assassinato de Floyd em 25 de maio, a vantagem democrata durante os primeiros cinco meses do ano se manteve estável em três pontos percentuais, também afirma o Gallup em comunicado.

Embora as manifestações tenham continuado desde então, a escala delas recuou. Um "possível resultado", diz o instituto de pesquisas, é que em agosto 10% da população afirmou que as relações raciais ou o racismo são o principal problema do país, enquanto 19% da população afirmou o mesmo em junho. 

Desde que essa pesquisa começou a ser feita, em 1991, os democratas costumam ter uma vantagem na popularidade nos Estados Unidos, com um apoio médio de 47% frente a 43% dos republicanos.

© AP Photo / Alex BrandonO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante coletiva de imprensa.
Popularidade do Partido Democrata nos EUA encolhe, mas segue na frente dos republicanos - Sputnik Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante coletiva de imprensa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала