Índia e Vietnã concordam em 'dar novo impulso' à cooperação econômica e de defesa

© AP Photo / Bullit MarquezPorta-aviões norte-americano Theodore Roosevelt no mar do Sul da China
Porta-aviões norte-americano Theodore Roosevelt no mar do Sul da China - Sputnik Brasil
Nos siga no
Índia e Vietnã concordaram em aumentar a cooperação econômica e de defesa durante uma reunião nesta terça-feira (25), informou o Ministério das Relações Exteriores da Índia. 

A aproximação ocorre em um contexto de tensão crescente no mar do sul da China, que recebe mais um exercício militar de Pequim.

A 17ª reunião da comissão conjunta dos dois países foi realizada pela Internet e presidida pelo chanceler indiano, Subrahmanyam Jaishankar, e seu homólogo vietnamita, Pham Binh Minh. 

"Durante a reunião, ambos os lados revisaram os recentes desenvolvimentos na Parceria Estratégica Abrangente Índia-Vietnã e discutiram a trajetória futura de seu amplo engajamento. Eles concordaram em adicionar um novo impulso ao engajamento econômico e de defesa entre os dois países e explorar mais de perto a cooperação em áreas emergentes como energia nuclear civil, espaço, ciências marinhas e novas tecnologias", disse o ministério indiano.

Os dois países também concordaram em fortalecer a cooperação bilateral "em linha com a Iniciativa Indo-Pacífico dos Oceanos da Índia (IPOI) e Outlook da ASEAN no Indo-Pacífico para alcançar segurança, prosperidade e crescimento compartilhados para todos na região", de acordo com o comunicado de imprensa. A Índia, em particular, convidou o Vietnã a cooperar em um dos sete pilares do IPOI.

A chancelaria da Índia também destacou que os países concordaram em fortalecer a Iniciativa Indo-Pacífico dos Oceanos da Índia e a Associação de Nações do Sudeste Asiático para "alcançar segurança, prosperidade e crescimento compartilhados para todos na região". 

Além disso, os dois concordaram em uma coordenação estreita como parte de formatos multilaterais, inclusive no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), onde Índia e Vietnã servirão como membros não permanentes em 2021.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала