O novo lançador múltiplo de foguetes Tornado-S foi apresentado na exposição EXÉRCITO 2020, que decorre na região de Moscou.
O sistema Tornado-S (9K515) é resultado de uma profunda modernização do sistema Smerch. Entre suas novas características se destaca um sistema de orientação individual para cada projétil, novos foguetes e um alcance significativamente maior, segundo um comunicado da corporação estatal russa Rostec, que tem o objetivo de ajudar a financiar a exportação de bens manufaturados de alta tecnologia.
Os principais componentes do sistema são projéteis guiados de 300 milímetros e um veículo modernizado. O veículo lançador está equipado com um sistema automatizado de preparação e controle de lançamento.
Um dos dois novos projéteis guiados de 300 milímetros, desenvolvidos especialmente para este lançador, possui submunições de fragmentação e outro - submunições de fragmentação de carga, sendo ambos equipados com um sistema de navegação por satélite.
A precisão dos projéteis do Tornado-S é de 15 a 20 vezes maior que a dos do Smerch. O novo sistema também supera o alcance do anterior, já que o Smerch era capaz de derrubar alvos a 90 quilômetros, enquanto o Tornado-S os pode atingir a 120 quilômetros de distância.