Atualmente foi tomada a decisão de continuar a desenvolver o sistema de mísseis antiaéreos para as necessidades das Forças Terrestres. No Exército o novo armamento será instalado em chassi do veículo blindado BMP-3.
Ptitselov (caçador de aves) substituirá os sistemas mais antigos da era soviética e vai proteger os militares e equipamentos no campo de batalha de drones avançados e armas de precisão.
De acordo com uma fonte da entidade militar, a decisão de desenvolver a versão terrestre do Ptitselov já foi tomada e os trabalhos estão em curso, relata jornal Izvestia.
O novo sistema será instalado em chassi de esteiras altamente móvel do BMP-3. Assim, o sistema antiaéreo poderá acompanhar tanques e outros veículos do Exército em qualquer tipo de terreno. A versão terrestre poderá será equipada com mísseis de alcance maior do que a versão para as Tropas Aerotransportadas, acrescentou a fonte.
Foi revelado que o sistema terá uma estação óptica de localização de 360 graus que funcionará em quaisquer condições meteorológicas e com qualquer visibilidade. Com esta estação o Ptitselov será capaz de detectar alvos sem revelar sua posição por emissão de sinal de radar.
A diferença-chave do sistema será o guiamento de mísseis mais avançados e potentes graças a um canal de controle a laser.
Segundo o calendário das fases de ensaio, os trabalhos de desenvolvimento e testes devem ser concluídos até o fim de 2022.