Arqueólogos agora sabem que nossos ancestrais desenvolveram complexas ferramentas devido a mudanças climáticas. Pesquisadores da Universidade de Erlangen-Nuremberg, da Alemanha, e da Universidade de Ferrara, da Itália, basearam suas conclusões em descobertas realizadas em uma caverna no sul da Alemanha.
Os neandertais viveram entre aproximadamente 400 mil e 40 mil anos atrás na Europa e no Oriente Médio. De aproximadamente 100 mil anos atrás, a ferramenta universal de corte usada pelos neandertais era uma faca de pedra de duas faces, chamada keilmesser e disponível em vários formatos. Pesquisadores questionaram por que os neandertais criaram estes utensílios em um estudo publicado pela PLOS ONE.
"Keilmesser são uma reação ao modo de vida altamente móvel durante a primeira metade da última Era do Gelo", afirmou o doutor Thorsten Uthmeier, da instituição alemã.
Segundo Uthmeier, "o repertório técnico usado para criar a keilmesser não é somente a prova direta das avançadas habilidades de planejamento de nossos parentes extintos, mas também uma estratégica reação às reações impostas a eles pelas adversas condições naturais".
Estas condições adversas correspondem às mudanças climáticas ocorridas após a última Era do Gelo, há mais de 100 mil anos, particularmente agravadas há 60 mil anos com a falta de recursos naturais. Portanto, para sobreviverem, os neandertais se tornaram mais móveis, ajustando suas ferramentas.