Um cemitério até então desconhecido com milhares de esqueletos bem preservados, alguns deles datando do século XI, na Era Viking, foi encontrado perto de um mosteiro em Linkoping, Suécia. O museu da região considerou essa a "descoberta da década", relata o portal da emissora sueca SVT.
Das cerca de 70 tumbas que os arqueólogos descobriram, 19 foram examinadas. Adultos, jovens e crianças pequenas foram enterrados no cemitério. Os esqueletos estão bem preservados e muitos foram colocados em caixões de madeira. Todos os dentes parecem estar intactos, garantem os arqueólogos, o que também é uma indicação da Idade Média.
@arkland_swe cooolt! https://t.co/mRz6VqH5ns
— Anton Johansson (@agaton) September 1, 2020
Os enterros no local ocorreram durante um curto período, todavia, os especialistas afirmam que existem no total cerca de dois mil túmulos, o que pode indicar uma epidemia.
A abadia de Vreta, ativa entre 1100 e 1582, foi o primeiro convento de freiras na Suécia e é um dos mais antigos da Escandinávia. A igreja principal continuou a ser usada como igreja paroquial luterana e ainda existe.