Geólogos encontraram um buraco gigante, com idade estimada em 100 milhões de anos, perto da cidade Ora Banda, no sudoeste da Austrália, informa o jornal The Guardian.
A cratera foi estimada como tendo um diâmetro de cinco quilômetros, e foi encontrada em meio a uma perfuração em busca de ouro pela empresa de mineração australiana Evolution Mining, quando realizava estudos eletromagnéticos.
"Esta descoberta foi feita em uma área onde a paisagem é muito plana. Você não saberia que estava lá porque a cratera se encheu ao longo do tempo geológico", relatou o geofísico Jayson Meyers.
Meyers acredita que mais descobertas assim poderiam ajudar os cientistas.
"Se pudermos entender mais da história geológica, podemos prever quando o próximo evento acontecerá, ou ver quando outro asteroide nocivo poderá nos atingir".
"Provavelmente já fomos atingidos por mais asteroides do que pensávamos. Se começarmos a reconhecer mais destes, então o panorama começa a mudar, e temos que nos perguntar qual é a frequência e por que razão eles acontecem", acrescentou o especialista, estimando que o meteorito da Ora Banda tenha um diâmetro de entre 100 e 200 metros.