Com a ajuda de inteligência artificial, o fotógrafo holandês Bas Uterwijk cria representações artísticas de personagens famosas e, em seu mais novo trabalho, Uterwijk produziu uma foto hiper-realista de Jesus Cristo.
O artista usou o serviço de rede neural Artbreeder para combinar várias imagens conhecidas de Jesus, incluindo representações artísticas de origem bizantina e renascentista, como "Salvator Mundi", de Leonardo da Vinci. Uterwijk também tentou adaptar a aparência do profeta à área geográfica e ao tempo em que viveu, como o cabelo e a barba, para que ficasse de acordo com as etnias do Oriente Médio da época.
thread:
— Ganbrood (Bas Uterwijk) (@ganbrood) September 1, 2020
My Jesus portrait is going pretty viral on Twitter at the moment, without me being tagged so for everyone interested here is a little info on the process of constructing it:
@OmarjSakr pic.twitter.com/olPz5PIDSV
No momento, meu retrato de Jesus está se tornando viral, sem que eu seja marcado, então para todos os interessados aqui estão algumas informações sobre o processo para construí-lo
Embora o resultado seja hiper-realista, o próprio artista reconhece que é simplesmente uma das possibilidades de como Jesus poderia ser. O trabalho foi amplamente compartilhado nas redes sociais e muitos internautas expressaram que esta representação de Cristo se distanciava do que é conhecido no Ocidente.
No entanto, outras pessoas consideraram o retrato de Uterwijk a primeira representação convincente do Jesus histórico. "Nunca entendi por que Jesus é retratado com cabelos louros, liso e com aparência escandinava, quando ele é do Oriente Médio", comentou uma internauta no Twitter.
"O resultado é uma impressão artística de como esse homem [Jesus Cristo] poderia ser, mais do que uma busca científica por uma semelhança exata", afirmou Uterwijk na rede social.