As novas embarcações se chamarão Ivan Rogov e Mitrogan Moskalenko e ambas serão produzidas em Kerch, no extremo leste da península da Crimeia. A cerimônia de início da construção decorreu em 16 de julho de 2020 no estaleiro Zaliv desta cidade.
Espera-se que cada navio carregue de 12 a 18 helicópteros, dependendo do tamanho e da configuração das aeronaves, e que possa operar em missões médicas e de resgate, além das operações de desembarque e de luta antissubmarino.
As principais forças de ataque serão helicópteros Ka-52 Alligator em sua versão naval. O Ka-52 possui uma série de capacidades únicas e é dotado de mísseis de cruzeiro antinavio Kh-31 que podem atacar a uma distância de 300 quilômetros e voar à velocidade Mach 3.
"Os helicópteros também podem ser equipados para ataque ao solo e transportar uma carga útil consideravelmente maior do que seu concorrente ocidental mais potente, o Apache Ah-64", publica a Military Watch Magazine.
Os novos navios permitem também transportar a bordo helicópteros Ka-31 e Ka-27. Os primeiros, aparelhos de alerta aéreo antecipado (AEW), proporcionam um conhecimento da situação muito maior que seus homólogos ocidentais. O Ka-27 é mais versátil, utilizado principalmente como transporte, mas também está disponível como plataforma de busca e resgate, assim como de guerra antissubmarino.
"A compatibilidade com diversos tipos de helicópteros de alta gama fará com que os próximos porta-helicópteros russos sejam os mais versáteis do mundo de entre todas as embarcações deste tipo", indica a publicação.
Para além disso, se estuda a possibilidade de transformar estes navios em embarcações hospital. "Na etapa de concepção é selecionada a equipe médica que deve ser alocada e estar sempre a bordo do navio", informou Renat Mistakhov, diretor-geral da companhia de construção naval Ak Bars.
Os novos porta-helicópteros pertencem ao projeto 23900 Priboy.