As reais dimensões do tubarão pré-histórico megalodonte (otodus megalodon) foram reveladas por um estudo realizado pela Universidade de Bristol e pela Universidade de Swansea, ambas no Reino Unido, e publicado na quinta-feira (3) revista científica Scientific Reports.
Os cientistas compararam fósseis do megalodonte com seis espécies de parentes ainda vivos e os resultados indicam que o tubarão pré-histórico tinha em média 16 metros de comprimento, uma cabeça redonda de 4,65 metros de comprimento, uma nadadeira dorsal de aproximadamente 1,62 metros de altura e uma cauda de 3,85 metros.
O megalodonte viveu entre três milhões e 23 milhões de anos atrás e tinha uma força de mordida de mais de dez toneladas. Hoje, o tubarão vivo mais temível é o grande tubarão-branco, com cerca de seis metros de comprimento e que morde com uma força de duas toneladas.
Embora não se saiba exatamente o que desencadeou a extinção do megalodonte, alguns cientistas sugerem que o seu desaparecimento pode ter sido culpa de um rival mais jovem, exatamente o grande tubarão-branco, que apareceu pela primeira vez no registro fóssil há cerca de seis milhões de anos.