- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Senta a Pua! Documentário sobre participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial é exibido na Rússia

© Foto / Arquivo Luis Gustavo de Barros GabrielVeteranos de guerra da Força Aérea Brasileira (FAB) reunidos no Clube dos Praças, no Rio de Janeiro
Veteranos de guerra da Força Aérea Brasileira (FAB) reunidos no Clube dos Praças, no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil
Nos siga no
Documentário brasileiro "Senta a Pua!" é exibido em Moscou para contar ao público russo como os avestruzes da FAB lutaram para derrotar a Alemanha nazista e "conquistar seu direito de viver mais 24 horas".

Nesta sexta-feira (4), o documentário brasileiro "Senta a Pua!", que relata a participação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial foi exibido no Festival Internacional "Dias do Cinema Histórico de Guerra", celebrado em Moscou entre os dias 2 e 6 de setembro.

Dirigido por Erik Castro, o documentário traz entrevistas com figuras de destaque do Grupo de Caça da FAB que apoiou o esforço de guerra aliado na Itália, como o brigadeiro Rui Moreira Lima.

"Esse é um espaço valioso para trazermos aos russos a história da participação do Brasil na Segunda Guerra", disse o responsável pelo setor cultural da Embaixada do Brasil, primeiro secretário Alvaro Galvani, à Sputnik Brasil.

"É importante frisar que Brasil e Rússia lutaram lado a lado [...] que somos aliados tradicionais", declarou o diplomata.

Único país latino-americano a enviar tropas para o teatro de operações nessa fase da guerra, a participação do Brasil ainda é pouco conhecida na Rússia.

© Foto / Domínio Público/ Arquivo Histórico do Exército BrasileiroForça Aérea Brasileira (FAB) durante a Segunda Guerra Mundial.
Senta a Pua! Documentário sobre participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial é exibido na Rússia - Sputnik Brasil
Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Segunda Guerra Mundial.

"Essa guerra foi travada longe das fronteiras brasileiras, mas influenciou muito a nossa história política. Nosso primeiro presidente no período do pós-guerra foi um general", lembrou Galvani.

A exibição do documentário foi feita no âmbito da cooperação entre a Embaixada do Brasil e o maior museu de história militar da Rússia, o Museu da Vitória.

Graças a essa parceria, hoje os brasileiros que visitam Moscou podem se familiarizar com a experiência russa e soviética na guerra, ouvindo o áudio-guia do museu em português.

© Sputnik / Anton DenisovMuseu da Vitória, na capital da Rússia, Moscou
Senta a Pua! Documentário sobre participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial é exibido na Rússia - Sputnik Brasil
Museu da Vitória, na capital da Rússia, Moscou

Para ele, a Rússia "com certeza é um exemplo no esforço de rememorar os esforços de seus antepassados, dando o apoio necessário aos seus museus e apoiando a realização de eventos" que marcam a participação da URSS na guerra contra a Alemanha nazista.

"Agora fizemos a legenda em russo para o documentário ["Senta a Pua!"] a fim de apresentar para eles a nossa história", disse Galvani.

O diplomata lembra que, "apesar de ser um documentário de guerra", "Senta a Pua!" é um "filme dinâmico, com momentos bem-humorados".

© Sputnik / Ana Livia Esteves Primeiro-secretário do Itamaraty Álvaro Galvani e a assistente de chancelaria Gabriele Costa Guadagnin durante exibição do documentário "Senta a Pua!" em Moscou, 4 de setembro de 2020
Senta a Pua! Documentário sobre participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial é exibido na Rússia - Sputnik Brasil
Primeiro-secretário do Itamaraty Álvaro Galvani e a assistente de chancelaria Gabriele Costa Guadagnin durante exibição do documentário "Senta a Pua!" em Moscou, 4 de setembro de 2020

Com uma média de três pilotos mortos por mês, a participação do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB na Segunda Guerra Mundial foi dramática.

No entanto, como escreveu o veterano da FAB Luís Perdigão Fonseca em seu livro "Missão de Guerra", a trajetória dos avestruzes da FAB também proporcionou "o prazer de reconquistar a cada dia o direito de viver mais 24 horas".

O Festival Internacional "Dias do Cinema Histórico de Guerra" será realizado até o dia 6 de setembro em Moscou para marcar os 75 anos da vitória aliada sobre a Alemanha nazista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала