A Força Aérea dos EUA atribuiu um contrato por 24 meses de US$ 1 milhão (R$ 5,3 milhões) à companhia aeroespacial Exosonic. A empresa terá que criar as especificações do futuro avião, considerando variáveis como "potência, peso, dimensões, sistemas de comunicação e configuração da cabine", indicou em declarações ao portal Military.com o Comando de Materiais da Força Aérea.
A própria empresa selecionada confirmou em um comunicado que as modificações vão incluir "a reconfiguração da cabine da aeronave para incluir as comodidades demandadas, o equipamento de comunicações e as medidas de segurança que permitam aos líderes norte-americanos e seus convidados trabalhar e descansar a bordo da aeronave".
'A diferença entre o sucesso e o fracasso'
"Transportar os principais responsáveis de tomada de decisões e suas equipes por todo o mundo na metade do tempo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso", comentou o general de brigada Ryan L. Britton, chefe de programas da Direção Executiva e Presidencial de Transporte Aéreo da Força Aérea dos EUA.
A Exosonic está desenvolvendo um avião de passageiros convencional que pode viajar a velocidades de até Mach 1.8, segundo a companhia.