Com o cancelamento do desfile cívico-militar de 7 de Setembro por conta da pandemia da COVID-19, até 800 pessoas tiveram autorização para assistir à cerimônia.
Ao chegar ao Palácio da Alvorada, o presidente e a primeira-dama Michelle Bolsonaro cumprimentaram e tiraram fotos com apoiadores, o que não é recomendado por autoridades sanitárias no contexto de pandemia do novo coronavírus.
Além disso, sem usar máscara, Jair Bolsonaro chegou à cerimônia no carro presidencial acompanhado de várias crianças, parte das quais também não usava máscaras.
🇧🇷 #TvBrasilno7: Em Brasília, presidente @jairbolsonaro acompanha cerimônia em comemoração aos 198 anos da #IndepenciadoBrasil #7deSetembro pic.twitter.com/TGJFhoM57Q
— TV BrasilGov (@tvbrasilgov) September 7, 2020
O Ministério da Defesa havia orientado as Forças Armadas a não participarem de eventos de 7 de Setembro este ano, cancelando assim os tradicionais desfiles na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Segundo o ministério, por causa da pandemia do coronavírus, "não é recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação".