Foram encontrados ao largo da costa da Noruega os destroços de um grande navio de guerra alemão da Segunda Guerra Mundial, escreve a agência Reuters.
Chamado de Karlsruhe, o cruzador media 174 metros e foi construído nos anos 1920, sendo posteriormente decorado com a suástica nazista. Karlsruhe zarpou do porto alemão de Bremerhaven de manhã cedo em 8 de abril de 1940 e participou da invasão da Noruega em 9 de abril, sendo atingido por um torpedo de submarino britânico no mesmo dia, durante a viagem de regresso do porto de Kristiansand, no sul do país escandinavo.
A tripulação do navio foi posteriormente evacuada e o navio foi afundado pelos próprios marinheiros alemães, ficando em pé no fundo do mar a uma profundidade de 490 metros a cerca de 13 milhas náuticas (24 quilômetros) da costa.
"Você pode encontrar o destino de Karlsruhe nos livros de história, mas ninguém sabia exatamente onde o navio afundou", disse Frode Kvaloe, arqueólogo e pesquisador do Museu Marítimo Norueguês, à emissora NRK.
A embarcação foi detectada pela primeira vez em 2017, a 15 metros de distância de um cabo elétrico submarino que tem operado desde 1977 ligando a Noruega com a Dinamarca. Statnett afirmou que o cabo teria sido colocado mais longe dos destroços se a localização do navio de guerra fosse conhecida no momento da construção.
O ataque de abril de 1940 marcou o início da invasão nazista da Noruega e da Dinamarca, forçando o governo e o rei da Noruega a fugir para o Reino Unido, onde ficaram exilados até a capitulação da Alemanha em 1945.