Uma empresa têxtil espanhola desenvolveu uma máscara inovadora que muda de cor caso a temperatura corporal atinja cerca de 37,5 ºC, e tem uma filtração bacteriana de 98%, o que ajuda a detectar pessoas com COVID-19, reporta a agência de notícias EFE.
O tecido da máscara foi patenteado pela empresa Colorprint Fashion, sediada em Muro d'Alcoi, Espanha, e a tecnologia já foi homologada pelo Instituto Tecnológico Têxtil (AITEX, na sigla em espanhol), que certificou a durabilidade e a eficácia do produto na prevenção do vírus SARS-CoV-2.
"Com o conhecimento e a tecnologia para desenvolver produtos têxteis inovadores e funcionais e, perante esta situação, não podíamos ficar de braços cruzados. Era hora de apresentar soluções", comenta o fundador e gerente da Colorprint, Rafael Torregrosa.
A empresa não vai apenas produzir máscaras, vai utilizar a tecnologia para criar outros itens capazes de detectar rapidamente o aumento da temperatura, como pulseiras ou adesivos.
Torregrosa afirma que o material "está tendo uma ótima recepção" e espera que os produtos "facilitem o trabalho dos profissionais, além de ajudar a detectar possíveis infecções e impedir daí a propagação do vírus".