Na noite da quarta-feira (10), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou ter recebido um vídeo comprovador de que "Amazônia não está queimando". Nas imagens, dá para ver um mico-leão-dourado, espécie exclusiva da Mata Atlântica, que fica bem longe da Amazônia.
Recebi este vídeo, “Amazônia não está queimando” ... pic.twitter.com/l6iG0uGhhU
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) September 9, 2020
O vídeo em inglês mostra um mico-leão-dourado justamente no momento em que surge a seguinte legenda:
"Você está sentindo o cheiro de fumaça? Claro que não! Pois a Amazônia não está queimando novamente."
Além do ministro do Meio Ambiente, o vídeo foi publicado pelo vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, que perguntou: "De que lado você está? De quem preserva de verdade ou de quem manipula seus sentimentos?"
Depois de postar o vídeo, Salles decidiu alfinetar Leonardo DiCaprio, dizendo que Brasil está lançando um projeto de preservação, chamado Adote Um Parque, com a seguinte pergunta: "Você vai colocar seu dinheiro onde está sua boca?"
Dear @LeoDiCaprio Brazil is launching “Adopt1Park” preservation project which allows you or any other company or individual to pick one of the 132 Parks in the Amazon and directly sponsor it at 10 Euros per hectare per year. Are you going to put your money where your mouth is? https://t.co/VMG817oUX8
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) September 10, 2020
Querido Leonardo DiCaprio, Brasil está lançando o projeto de preservação Adote Um Parque, que permite que você, outra empresa ou pessoa pegue um dos 132 parques na Amazônia e o financie diretamente com dez euros por hectare anualmente. Você vai colocar seu dinheiro onde está sua boca?
Cancelamento está acontecendo.
E o ministro do meio ambiente que distorceu tanto a narrativa inventando que a Amazônia não está queimando que colocou até mico leão dourado que é da Mata Atlântica num vídeo sobre a Amazônia.
— A Eng. Florestal do YouTube/TikTok🌳 (@vanecosta10) September 10, 2020
É isso aí...
O cara realmente só sabe destruir o meio ambiente... pic.twitter.com/sFBlQa1S9K
"É inacreditável o nível de canalhice."
O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (condenado por crime ambiental), compartilhou um vídeo negando o fogo na Amazônia com imagens da MATA ATLÂNTICA! É inacreditável o nível da canalhice https://t.co/D0seuQPZ8h
— imaginago (@imaginago) September 10, 2020
Há como decidir "o que foi mais assustador"? O vídeo foi financiado pela entidade ruralista Associação de Criadores do Pará.
Eu realmente não sei o que foi mais assustador nesse vídeo
— Raphael Aristides 🇮🇸🇱🇮🇨🇭🇧🇪 (@RaphaoMarshall) September 10, 2020
A mentira do ministro, o fato de ser um vídeo sobre a amazônia e ter animais da mata atlântica...
Ou fato de que o vídeo foi patrocinado por pecuaristas https://t.co/efGbkIJep6
Mico privilegiado?
Estão criticando Salles pq publicou vídeo do Amazonas com um Mico Leão Dourado q é da Mata Atlântica. Coisa de comunista invejoso. As conquistas econômicas de Guedes e Bolsonaro proporcionaram q o Mico viajasse de avião como nunca antes na história deste país. pic.twitter.com/zxqsaAlcjo
— Antony Jojohn (@AntonyJojohn) September 10, 2020
O novo "É verdade esse bilhete".
Ministro, percorri 200km em área de floresta no final de semana do feriado. Nenhum sinal de queimada.
— Professor Carlos Barros (@profcabarros) September 9, 2020
A publicação do vídeo também ocasionou o surgimento da hashtag #StopFakeNewsAboutAmazon, que seria um pedido para que a disseminação de fake news sobre a Amazônia fosse interrompida.
Na Amazônia do governo Bolsonaro tem até girafa?
#StopFakeNewsAboutAmazon
— Sergio (@SergioAndreassa) September 10, 2020
Mentem tanto para culpar o presidente que até girafa chegaram a colocar na Amazônia. pic.twitter.com/0ddWIY4fMi
"Podia ser neblina, mas é fumaça.
Podia ser neblina, mas é FUMAÇA. Só quem mora em lugares assim sabe oq está acontecendo. #StopFakeNewsAboutAmazon pic.twitter.com/yJTQ7F5gSU
— Guh Marino (@guhmarino97) September 10, 2020