De acordo com a presidente da Iniciativa de Apoio e Supervisão Social das Mulheres, Emiliane Itongwa, citada pelo The Guardian, o desmoronamento ocorreu durante a terde após fortes chuvas.
"Vários mineiros estavam no poço, que estava coberto e ninguém conseguia sair. Estamos falando de cerca de 50 jovens", disse Itongwa.
De acordo com a publicação, a mina não estava localizada na área concedida à mineradora canadense Banro Corporation, disse o presidente-executivo da empresa.
At least 50 dead after gold mine collapses in DR Congo - Sky News #politics https://t.co/DVNfgP8KbJ pic.twitter.com/ab3f5lcAB8
— Sachin K (@Morpheous6) September 12, 2020
Acidentes de mineração são comuns em minas não regulamentadas na República Democrática do Congo, ocorrendo dezenas de mortes todos os anos em locais onde escavadores realizam incursões subterrâneas em busca de minério sem equipamento de segurança.
Um deslizamento de terra em uma mina de ouro desativada matou 16 pessoas em outubro do ano passado, enquanto 43 mineiros clandestinos morreram em outro deslizamento em uma mina de cobre e cobalto em junho de 2019.