"O projeto do míssil de cruzeiro BrahMos ar-ar para destruir alvos aéreos do tipo AWACS foi aprovado. A finalização dos trabalhos para o primeiro lançamento está prevista para 2024", afirmou Aleksandr Maksichev, diretor da BrahMos.
A principal característica deste míssil, segundo Maksichev, é que ele será usado para a eliminação de alvos aéreos de grande porte, como aviões, além de poder destruir alvos terrestres e marítimos.
"Estamos ampliando o alcance dos alvos dos mísseis BrahMos, e em poucos anos serão capazes de destruir alvos aéreos. A plataforma seguirá sendo a mesma, apenas contará com algumas modernizações, porém seu 'cérebro' será diferente, ou seja, contará com outra ogiva com a missão de destruir alvos aéreos dotados de sistemas de reconhecimento e controle", afirmou.
A empresa russo-indiana BrahMos, criada em 1998, produz mísseis de cruzeiro, sistemas de controle e lançamento de mísseis, equipa os armazéns e também é responsável pela formação das tripulações, reparação e modernização destes armamentos.