Apesar de os seus 76 tripulantes se terem salvado, posteriormente foram feitos prisioneiros pelos japoneses e apenas quatro deles sobreviveram à guerra.
Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilômetros ao sul do balneário tailandês de Phuket, um dos submarino perdidos pela Marinha norte-americana na Segunda Guerra Mundial, segundo o portal Bangkok Herald.
A equipe de mergulhadores enviou fotos e outras provas obtidas em seis imersões, realizadas entre outubro de 2019 e março deste ano, ao Comando de História e Patrimônio Naval dos EUA.
Com isso, eles pretendem confirmar que a embarcação encontrada a 80 metros de profundidade é o USS Grenadier, naufragado há 77 anos.
O submarino USS Grenadier (SS-210), dotado de 10 tubos de torpedo de 533 milímetros, com um deslocamento de 1.475 toneladas, foi afundado depois de ser seriamente danificado por um avião japonês em 21 de abril de 1943.
Os 76 tripulantes sobreviveram ao bombardeio e ao naufrágio, porém foram feitos prisioneiros pelos japoneses. Após sofrerem maus-tratos e fome por dois anos, apenas quatro deles sobreviveram à guerra.