"Hoje (19), duas tripulações da aviação de longo alcance estabeleceram um novo recorde de distância e duração de voo em bombardeiros estratégicos supersônicos Tu-160", disse o tenente-general Sergei Kobylash, comandante da aviação estratégica russa.
Ele precisou que os pilotos estiveram no ar por mais de 25 horas, tendo percorrido mais de 20.000 quilômetros, acrescentando que "ninguém voou mais tempo em um avião desta classe".
Segundo indica o Ministério da Defesa, o voo das duas aeronaves Tu-160 decorreu sobre as águas neutras da parte central do oceano Ártico, oceano Pacífico, mar de Laptev, mar Siberiano Oriental, mar de Kara, mar de Chukotka e mar de Barents.
A entidade militar acrescentou que, durante o voo, os Tu-160 realizaram três reabastecimentos no ar com ajuda de seis aviões Il-78.
"Em alguns trajetos da rota, os bombardeiros […] foram acompanhados por caças Su-35S, bem como por aviões de países estrangeiros", especifica o ministério.
Vale destacar que o voo dos bombardeiros russos foi realizado em estrita conformidade com as normas internacionais de uso do espaço aéreo.