John Stone, professor da Universidade de Barcelona, descobriu em Salamanca o que pode ser o primeiro exemplar de uma obra em inglês de William Shakespeare que chegou à Espanha.
De acordo com a Universidade, a descoberta ocorreu quando Stone estava trabalhando em uma pesquisa na coleção sobre filosofia e economia do século XVIII do Real Colégio dos Escoceses de Salamanca.
John Stone, professor da Faculdade de Filologia e Comunicação da universidade, encontrou entre os livros antigos uma impressão de 1634 da tragicomédia "The Two Noble Kinsmen" ("Os Dois Nobres Parentes") escrita em colaboração com John Fletcher e considerada a última peça de Shakespeare.
A obra estava incluída em um volume composto por várias peças de teatro em inglês, impressas entre 1630 e 1635.


"O mais provável é que tenham chegado ou como parte da biblioteca pessoal de algum aluno ou a pedido do primeiro reitor do Colégio dos Escoceses, Hugh Semple, amigo de Lope de Vega e que tinha mais peças de teatro em sua biblioteca particular", opina Stone.
Conforme publica o pesquisador em um artigo em revista Notes and Queries, a hipótese mais plausível é que as obras tenham sido adquiridas em torno de 1635 por algum viajante inglês ou escocês que, antes de deixar o seu país, decidiu levar alguns textos teatrais publicados naquela época na Inglaterra, escreve portal ABC.
As coleções de livros ingleses dos séculos XVII e XVIII eram escassas em Espanha e as de teatro inglês eram ainda mais. De fato, o Catálogo Coletivo do Patrimônio Bibliográfico espanhol não registra quaisquer exemplares de peças em inglês impressas antes de 1720.