EUA devem atingir marca de 200 mil mortes por COVID-19
Nesta segunda-feira (21), os EUA devem atingir a triste marca de 200 mil mortes pela COVID-19. Com cerca de 331 milhões de habitantes, o número de óbitos pela doença nos EUA é o dobro do registrado na Índia, cuja população ultrapassa um bilhão de habitantes. Neste domingo (20), o Brasil registrou mais 330 mortes e 15.915 novos casos de COVID-19, totalizando 136.895 óbitos e 4.544.262 pacientes infectados pelo novo coronavírus, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.
Mato Grosso pedirá Força Nacional para combater queimadas no Pantanal
Nesta segunda-feira (21), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), solicitará formalmente ao Ministério da Justiça o envio da Força Nacional para combater as queimadas no Pantanal, informou o Estado de São Paulo. Queimadas já devastaram cerca de 15% da área do bioma e consumiram cerca de 20% de sua vegetação. Somente neste ano, quase três milhões de hectares foram destruídos pelas chamas, um aumento de 190% quando comparado ao mesmo período do ano passado, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com o portal G1, inquérito em andamento na Polícia Federal investiga a possibilidade de origem criminosa dos incêndios.
EUA vão impor sanções contra entidades ligadas ao Irã
Nesta segunda-feira (21), os EUA vão sancionar 12 pessoas e entidades ligadas aos programas nucleares, de mísseis e de armamentos convencionais do Irã, informou fonte do governo norte-americano à Reuters. Em medida controversa, os EUA restauraram unilateralmente pacote de sanções da ONU contra Teerã. O instrumento está previsto no acordo nuclear iraniano, do qual Washington não faz parte. Neste domingo (20), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, criticou os países europeus por não apoiarem Washington na restauração das sanções: "[Os europeus] não querem a volta da venda de armas para o Irã, mas não levantam um dedo", disse o secretário durante entrevista ao canal Fox News.
ByteDance será dona de 80% do TikTok Global, diz comunicado da gigante chinesa
Nesta segunda-feira (21), a empresa chinesa ByteDance confirmou que manterá controle sobre 80% do TikTok Global, que vai comandar as operações do aplicativo nos EUA. Segundo a empresa, informações de que investidores dos EUA se tornariam donos majoritários do TikTok são "rumores". A declaração esclarece que a norte-americana Oracle vai realizar controles de segurança sobre os dados do TikTok nos EUA, mas não terá acesso ao algoritmo do aplicativo. Neste sábado (19), acordo entre a ByteDance e as norte-americanas Oracle e Walmart foi divulgado e aprovado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Europa e Israel restabelecem medidas de distanciamento social para conter COVID-19
Nesta segunda-feira (21), cerca de um milhão de pessoas ficará sob novo regime de quarentena na região metropolitana de Madri, capital da Espanha. O Reino Unido, por sua vez, atingiu "ponto de inflexão" e pode precisar de nova quarentena, caso os habitantes não cumpram as recomendações do governo para conter o vírus, informou o ministro da Saúde, Matt Hancock. Em Israel, dezenas de pessoas foram presas ao furar o lockdown para protestar contra o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, neste domingo (20). Efetivo adicional de mil policiais foi mobilizado para garantir a imposição do lockdown, disse o porta-voz da polícia israelense, Mikhail Zingerman, à Sputnik.
Líderes mundiais vão se reunir para comemorar os 75 anos das Nações Unidas
Nesta segunda-feira (17), líderes mundiais vão se reunir virtualmente para comemorar os 75 anos da criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a reunião, os líderes devem adotar declaração para expressar o compromisso com o multilateralismo e com a agenda da organização. O evento, realizado no âmbito da Assembleia Geral da ONU, terá início às 10h00 no horário de Brasília. Nesta terça-feira (22), o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, realizará discurso anual na assembleia por videoconferência.