Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de uma necrópole do Vale do Nilo, quando encontraram milhões de aves selvagens sacrificadas aos deuses egípcios, provavelmente datadas do período entre 650 a.C. e 250 a.C.
As escavações no local ocorreram em novembro de 2019, tendo os cientistas iniciado posteriormente o estudo dos achados. A investigação foi publicada esta terça-feira (22) na revista Scientific Reports.
Wild birds as offerings to the Egyptian gods https://t.co/15fu7LSXGY #archaeology #archaeologist #history pic.twitter.com/vECNa46xV0
— istockhistory (@istockhistory) September 22, 2020
Pássaros selvagens oferecidos aos deuses egípcios.
De acordo com os especialistas, as aves de rapina teriam sido utilizadas como oferenda para os deuses egípcios Hórus, Rá ou Thoth.
Até o momento, não se sabe se as aves foram criadas para serem sacrificadas ou foram caçadas. Os arqueólogos trabalham igualmente para descobrir a origem dos animais mumificados.
Wild birds as offerings to the Egyptian gods #archaeology #anthropology #Egypt https://t.co/PoqZ46VE0e pic.twitter.com/AmLLmMooi0
— Popular Archaeology (@populararch) September 22, 2020
Pássaros selvagens oferecidos aos deuses egípcios.
Análises realizadas às penas das aves e a algumas amostras dos tecidos indicam que a alimentação dos pássaros não era homogênea, o que pode indicar que eles não foram criados em cativeiro, mas sim caçados.
Quanto aos sacrifícios, sabe-se que naquela época diversas espécies de répteis, aves ou mamíferos eram mortas para homenagear os deuses. Esta prática contribuiu significativamente para a economia do Império Antigo (3º milênio a.C.) e do Egito Romano (séculos I-III d.C.).