De acordo com uma nota divulgada pela chancelaria búlgara, os dois suspeitos, cujas identidades não foram divulgadas, teriam tentado recolher informações consideradas segredos de Estado. Mas os procedimentos pré-julgamento contra os cidadãos russos foram suspensos porque eles gozam de imunidade diplomática.
Cinco iranianos são presos acusados de espionagem para Israel, Reino Unido e Alemanha https://t.co/vi03NNoHKi pic.twitter.com/NnaZyvlTGG
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) August 11, 2020
Segundo informações da Procuradoria-Geral da Bulgária reproduzidas pela mídia do país, os dois acusados estariam engajados, desde 2016, em atividades suspeitas a serviço da inteligência militar russa. Eles teriam buscado dados sobre planos de modernização do exército búlgaro e manutenção da adequação técnica do equipamento militar das Forças Armadas da Bulgária.
No exercício dessas atividades, ainda de acordo com a imprensa búlgara, os dois estiveram em contato com cidadãos búlgaros com acesso a informações confidenciais, aos quais teriam oferecido benefícios financeiros em troca dessas informações.
A diplomacia russa ainda não comentou o caso.