A empresa norte-americana General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) realizou uma série de testes de voo do sistema de transporte Sparrowhawk, em que uma pequena aeronave não tripulada é transportada por outro drone, um MQ-9, podendo ser lançada e recuperada no ar.
De acordo com o comunicado da empresa, durante os ensaios, que ocorreram nos dias 16 e17 de setembro, foram testadas as capacidades de resistência ao estresse durante o voo do sistema aerotransportado de lançamento e recuperação do drone.
A aeronave faz parte do programa Gremlins da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês), dependente do Departamento de Defesa norte-americano, o qual busca promover a recuperação aérea de pequenos drones.
A GA-ASI assegurou que o novo sistema reduzirá o custo de operação e permitirá novas capacidades durante as missões efetuadas por veículos aéreos não tripulados.
O Sparrowhawk "mudará as regras do jogo", assegurou o presidente da empresa.
Por sua vez, o Laboratório de Pesquisa do Exército dos EUA, outorgou à Universidade de Illinois um contrato para desenvolver um novo motor para os veículos aéreos de combate não tripulados MQ-1C Gray Eagle, produzidos pela General Atomics, capaz de funcionar com qualquer combustível.