A galáxia BOSS-EUVLG1, observada pelo Gran Telescopio Canarias de La Palma, nas ilhas Canárias, e pelo rádiotelescópio ALMA, no Chile, está localizada a quase 12 bilhões de anos-luz de distância.
O corpo celeste inicialmente foi confundido com um quasar devido a seu brilho intenso causado pelo grande número de estrelas jovens massivas, além de uma quantidade surpreendentemente pequena de poeira.
A BOSS-EUVLG1 pode estar formando estrelas de forma mil vezes mais rápida que em nossa Via Láctea.
Investigadores del @C_Astrobiologia, con participación del @IAC_Astrofisica, ha descubierto BOSS-EUVLG1, la primera galaxia cuya luminosidad ultravioleta es comparable a la de un cuásar 🔭🌌✨
— IAC Astrofísica (@IAC_Astrofisica) September 28, 2020
👉 Más información: https://t.co/Tv6JyLsT0L
📸 Crédito: Gabriel Pérez Díaz, SMM (IAC) pic.twitter.com/b35B2B3ZcP
As estrelas que formam esta galáxia aparentemente ainda não enriqueceram seu entorno com elementos mais pesados que o hélio, o que contribuiu para evitar a formação de poeira, que poderia ofuscar a galáxia.
"A BOSS-EUVLG1 parece estar dominada por um surto de formação de estelas jovens e muito massivas, quase sem poeiras e com uma quantidade muito baixa de metais", indica Rui Marques-Chaves, pesquisador do Centro de Astrobiologia e autor principal do estudo publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society Letters.
Espera-se que dentro de algumas centenas de milhões de anos a galáxia tenha uma grande quantidade de poeira, tal como outras galáxias distantes, e emita menos radiação UV.