Em um domingo (27) de intenso calor, os cariocas voltaram a desrespeitar as medidas de restrição, impostas pela prefeitura e pelo governo estadual, em função da pandemia de COVID-19, informou Agência Brasil.
Aglomerações de pessoas puderam ser registradas nas praias de Copacabana e de Ipanema, na zona sul da cidade. Segundo a publicação, grande número de pessoas passeava sem máscara de proteção no calçadão da orla.
Rio de Janeiro está em plena fase de implementação do Plano de Retomada das Atividades Econômicas. Apesar do banho de mar estar permitido, os banhistas não podem permanecer na areia, segundo as determinações das autoridades.
A circulação na calçada da orla também está autorizada, mas com utilização de máscara. Um decreto do governo estadual também mantém, ao menos até início de outubro, a proibição de permanência nas praias e lagoas.
Apesar das restrições, a população tem instalado barracas e cadeiras no dias de calor na cidade. Além disso, foi registrada a venda de bebida alcoólica pelos ambulantes, o que está proibido.
Também não está permitido estacionar na orla aos sábados, domingos e feriados, com exceção de moradores, usuários de vagas especiais e turistas hospedados em hotéis da região. A prefeitura informou ter removido 186 veículos no sábado (26).
"A Guarda Municipal mantém as ações de patrulhamento e de fiscalização das infrações sanitárias em toda a cidade, incluindo as praias que contam nos finais de semana com reforço de 81 agentes atuando na orla, além do efetivo regular de 190 guardas nas zonas sul e oeste da cidade. Os agentes fiscalizam as posturas municipais nas praias, o estacionamento irregular e orientam a população sobre a atual fase de flexibilização", informou o município em comunicado.