O mais velho líder do mundo árabe, o emir Sabah al-Ahmad al-Sabah, também chamado de Sabah IV, morreu nos EUA durante tratamento após operação realizada ainda em julho deste ano.
O anúncio da morte do líder foi dado pelo seu ministro dos Assuntos Reais do Emirado, xeique Ali Jarrah al-Sabah.
"O emir do Kuwait, sua alteza Sabah al-Ahmad al-Sabah, partiu ao encontro de Alá", declarou o ministro em cadeia nacional.
Ainda sobre a operação realizada em julho, cujo caráter não foi divulgado pelo governo do Kuwait, foi informado o sucesso do procedimento cirúrgico.
Apesar da ausência de detalhes oficiais, segundo algumas fontes, o emir teria sido submetido a uma cirurgia para a remoção de dois tumores. Após o procedimento médico, o Kuwait anunciou por inúmeras vezes que o emir estava se recuperando.
Ainda no final de julho, Sabah havia sido transportado para a clínica Mayo em Rochester, no estado americano de Minnesota.
Xeique diplomata
Apesar de seu governo ter se iniciado em 2006, o xeique foi o ministro das Relações Exteriores do Kuwait entre 1963 e 2003, quando se tornou primeiro-ministro.
Muitos o consideram como o arquiteto da política externa do Kuwait moderno, publicou Al-Jazeera.
Entre suas políticas figurou-se a tentativa de aprimorar os laços com o vizinho Iraque após a Guerra do Golfo, quando o exército de Saddam Hussein invadiu o país.
Após a morte do emir, seu irmão mais novo e príncipe herdeiro da coroa Nawaf al-Ahmad al-Sabah, de 83 anos, deverá assumir o posto de novo emir.