De acordo com as autoridades da Marinha, a colisão envolvendo um avião KC-130J e um caça F-35B ocorreu durante um reabastecimento aéreo na Califórnia, causando a queda do caça norte-americano.
At approximately 1600 it was reported that an F-35B made contact with a KC-130J during an air-to-air refueling evolution, resulting in the crash of the F-35B. The pilot of the F-35B ejected successfully and is currently being treated.
— 3rd Marine Aircraft Wing (@3rdmaw) September 30, 2020
Aproximadamente às 16h00 foi reportado que um F-35B colidiu com um KC-130J durante um reabastecimento aéreo, resultando no acidente do F-35B. O piloto do F-35B se ejetou com sucesso e está recebendo cuidados médicos.
Segundo informações, o piloto da aeronave acidentada se ejetou a tempo e está recebendo os cuidados médicos necessários.
O KC-130J pousou em segurança nas proximidades do Aeroporto Regional Jacqueline Cochran, na Califórnia.
Emergency landing of a KC-130J tanker in a field near El Centro airbase in #California after collision during air-to-air refueling with an F-35B Lightning II fighter of the United States Marine Corps. pic.twitter.com/pNLebvo5dq
— Anon Candanga EN🌍🌎🌏 (@anon_candanga) September 30, 2020
Pouso de emergência de um KC-130J em uma área próxima da base aérea El Centro na Califórnia, após colisão com um caça F-35B Lightning II da Marinha dos EUA durante reabastecimento aéreo.
As causas exatas do acidente ainda são desconhecidas, e o número de tripulantes a bordo das aeronaves também não foi informado, assim como o estado de saúde do piloto que se ejetou do caça.
O avião-tanque KC-130J possui motores turboélice de baixo consumo, podendo alcançar a velocidade máxima de 600 quilômetros por hora. Além disso, a aeronave tem uma autonomia de 3.800 quilômetros com uma carga de até 20 toneladas.
O caça F-35B foi desenvolvido para realizar decolagens curtas e pousos verticais, características necessárias parar operar em porta-aviões menores.