Este novo veículo aéreo deverá ser utilizado em missões a altas altitudes em pontos da fronteira entre China e Índia.
O protótipo AR-500C completou o seu primeiro voo no aeroporto de Daocheng Yading, sendo o aeroporto civil mais elevado do mundo, localizado a cerca de 4.411 metros do nível do mar. Deste modo, não só ficou demonstrada a sua capacidade de sobrevoar todos os tipos de terreno, como também o progresso no desenvolvimento de tecnologias semelhantes.
As principais funções do drone recém-testado consistem em missões de reconhecimento e comunicação, com funções opcionais que incluem interrupção eletrônica, identificação de alvos, disparo contra alvos, entrega de carga e reconhecimento de radiação nuclear e contaminação química.
Sem surpresa, o teste do AR-500C é realizado em um momento em que a China e a Índia têm estado envolvidas em tensões territoriais a elevadas altitudes, tensões essas que já datam desde maio.
Em um inverno duro e em condições geográficas extremas, o Exército de Libertação Popular da China vai precisar de todo o apoio que o drone AR-500C possa dar no que toca à distribuição de alimentos e medicamentos.
Este novo drone poderá ser uma poderosa e valiosa adição ao arsenal militar chinês, sendo um dos mais versáteis e resistentes já construídos, contou ao jornal Global Times um especialista militar.