Lavrov apela por cessar-fogo em Nagorno-Karabakh em conversa com ministros da Armênia e Azerbaijão

© Sputnik / Aleksandr VilfMinistro interino das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante conferência de imprensa sobre os resultados da política externa russa em 2019, em 17 de janeiro de 2020
Ministro interino das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante conferência de imprensa sobre os resultados da política externa russa em 2019, em 17 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, realizou nesta quarta-feira (30) conversas telefônicas, em separado, com os seus colegas do Azerbaijão e da Armênia, informou a chancelaria russa.

O chanceler russo conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov, e como o ministro das Relações Exteriores da Armênia, Zograb Mnatsakanyan.

"Foi discutida a evolução dos acontecimentos na área do conflito em Nagorno-Karabakh. A parte russa manifestou grande preocupação com as amplas operações de combate em fase de desenvolvimento. Foi manifestado um apelo por um imediato cessar-fogo e pela desescalada das tensões, bem como contra retórica de provocação e agressão. Foi reforçada a necessidade de retorno às negociações em um futuro mais breve possível", informou um comunicado da chancelaria russa.

Lavrov destacou que a Rússia seguirá, de forma individual e no âmbito da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), disponível para mediar o conflito e contribuir para uma solução diplomática e política do conflito em Nagorno-Krabakh.

"Foi confirmada a disponibilidade de Moscou como plataforma para organização de contatos, bem como para a realização de mais um encontro entro os chefes das diplomacias do Azerbaijão, da Armênia e da Rússia", acrescentou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo.

Neste domingo (27), o Ministério da Defesa do Azerbaijão declarou que a Força Aérea da Armênia atacou povoados na fronteira da região, provocando baixas militares e civis. O Ministério da Defesa da Armênia, por outro lado, afirma que Nagorno-Karabakh foi atacado por forças aéreas do Azerbaijão. Estado de guerra foi declarado em ambos os países, enquanto mobilizações militares são registradas.

Nagorno-Karabakh, uma região autônoma de maioria armênia, também conhecida como República de Artsakh, fica entre os dois países e declarou independência da então República Soviética do Azerbaijão em 1991.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала