Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida, EUA, descobriram que a pena pertence ao dinossauro Archaeopteryx, uma espécie do período Jurássico, que viveu há cerca de 150 milhões de anos. Os resultados foram publicados na revista científica Scientific Reports.
Oldest fossil feather ever found came from the Archaeopteryx dinosaur, study confirms | https://t.co/fvV5yMs3sB#Nature pic.twitter.com/F86FUBAff5
— Science Spies (@Science_Spies) October 1, 2020
Pena fóssil mais antiga já encontrada veio do dinossauro Archaeopteryx, confirma estudo
A pena em questão foi encontrada em 1861 e deste então o debate sobre a origem do fóssil nunca cessou. "Há um debate nos últimos 159 anos se esta pena pertence ou não à mesma espécie dos esqueletos do Archaeopteryx, bem como de onde ela veio e sua cor original no corpo", afirma em comunicado Ryan Carney, autor principal do estudo.
Os cientistas examinaram 13 fósseis de Archaeopteryx, três dos quais contêm coberturas primárias bem preservadas. Os pesquisadores reconheceram que as superfícies superiores das penas do dinossauro são idênticas em tamanho e estrutura. Além disso, a pena isolada também era do mesmo local em que foram encontrados quatro esqueletos de Archaeopteryx, o que reforçou a teoria.
"Por meio de um trabalho de detetive científico, que combinou novas técnicas com fósseis e estudos anteriores, fomos capazes de finalmente resolver esses mistérios centenários", acrescenta Carney.