A Agência de Energia da Dinamarca (DEA, na sigla em inglês) concedeu permissão ao consórcio Nord Stream 2 AG (Corrente do Norte 2), de propriedade exclusiva da gigante russa Gazprom, para que opere o gasoduto Nord Stream 2 na plataforma continental do país.
O pedido de permissão foi solicitado pelo consórcio Nord Stream 2 AG em novembro de 2019, vindo a receber resposta positiva nesta quinta-feira (1º).
"A Agência de Energia da Dinamarca concedeu permissão ao Nord Stream 2 AG para operar gasoduto Nord Stream 2 na plataforma continental da Dinamarca", segundo comunicado.
A permissão, segundo comunicado, foi dada com base em condições, que devem ser cumpridas para segurança da operação do gasoduto.
© Sputnik / Mikhail GolenkovNavio-grua Akademik Chersky, apto a concluir a construção do gasoduto Nord Stream 2
Navio-grua Akademik Chersky, apto a concluir a construção do gasoduto Nord Stream 2
© Sputnik / Mikhail Golenkov
"Condições para permissão de construção do Nord Stream 2 de 30 de outubro de 2019 são mantidas na medida em que ainda não tenham sido cumpridas ou sejam relevantes em relação à fase de operações", segundo a DEA.
O Nord Stream 2 corresponde à construção de duas linhas de gasoduto de potência total de 55 bilhões de metros cúbicos de gás por ano do litoral russo à Alemanha através do mar Báltico.