"Em nosso cenário, a estrela de envoltura externa apenas podia ter uma companheira binária de massa muito similar à da dela. Devido às massas serem similares, possui tempo de vida semelhante, o que significa que a explosão da primeira estrela ocorrerá quando a segunda estrela está próxima da morte também", afirmou o líder do estudo dr. Ryosuke Hirai.
Nos últimos anos de suas vidas, as estrelas massivas são convertidas em supergigantes vermelhas com camadas externas instáveis e inchadas.
Com isso, a primeira supernova do sistema estelar binário atinge a supergigante vermelha inchada, que pode remover facilmente as camadas externas, convertendo estas supergigantes em uma estrela de envoltura externa.
As estrelas se desfazem depois da supernova, pela qual a estrela secundária se converte em uma viúva estelar solitária, parecendo estar sozinha quando explode um milhão de anos depois.
Cientistas realizaram simulações hidrodinâmicas de uma supernova que impacta com uma supergigante vermelha para investigar a quantidade de massa que se pode eliminar mediante este processo.
Com isso, eles descobriram que se as duas estrelas estiverem suficientemente próximas, a supernova pode remover quase 90% da envoltura, a camada exterior da estrela companheira.
"Isto é suficiente para que a segunda supernova do sistema binário se converta em uma supernova de envoltura externa, o que confirma que nosso cenário proposto é plausível [...]. Inclusive, caso não esteja suficientemente próxima, ainda pode eliminar uma grande parte das camadas externas, fazendo com que a envoltura já instável seja ainda mais instável, o que leva a outros fenômenos interessantes como pulsações ou erupções", afirma Hirai.
Observações recentes revelaram que, de fato, há uma camada de material localizada a aproximadamente 30 a 50 anos-luz de distância da Cassiopeia A.
"Isso pode ser uma evidência indireta de que a Cassiopeia A foi criada originalmente através de nosso cenário, o que explica por que não possui uma estrela binária companheira", explicou.
Por sua vez, os cientistas afirmaram que este cenário possui uma grande diversidade de possíveis resultados, como, por exemplo, a produção de uma quantidade de estrelas parcialmente condenadas.