Uma equipe de pesquisadores que encontraram diversas pinturas possivelmente datadas de 1.300 anos iniciou uma investigação para revelar seus maiores mistérios, segundo o portal Phys.org.
"Após uma investigação detalhada, cheguei à conclusão de se tratar da era Asuka [entre os anos 538 d.C. e 710 d.C.]", afirmou o professor de História da Arte da Universidade de Hiroshima, Noriaki Ajima.
Os elementos nas pinturas, como as formas das partes do corpo, das palmas das mãos e os padrões das roupas, sugerem que podem ter sido feitas no ano de 685 d.C.
As pinturas, que representam oito santos budistas, foram descobertas nas colunas do corredor principal do Templo Saimyoji da Prefeitura de Shiga, no Japão.
Researchers uncover a Japanese temple's ancient art secrets https://t.co/WH2i5h5ZPP via @physorg_com pic.twitter.com/ZskiyFW2G1
— Debborah Donnelly (@DebbyDonnelly) October 1, 2020
Pesquisadores revelam os segredos de antiga arte de templo japonês.
A tarefa dos pesquisadores foi dificultada pelo fato de as pinturas estarem cobertas por fuligem, que impedia a visibilidade, contudo, eles conseguiram observar os detalhes das antigas artes com a ajuda de câmeras infravermelhas.
"Isso ocorre porque quando você acende uma luz forte, pode ver algo como o rosto de um Bodhisattva", afirmou o professor.
De acordo com Ajima, estas podem ser algumas das pinturas mais antigas já encontradas no Japão.