Baku anuncia tomada de cidade estratégica em Nagorno-Karabakh; Erevan desmente

© AP Photo / Albert KhachatryanSoldados armênios na região do Região de Nagorno-Karabakh, em 5 de abril de 2016
Soldados armênios na região do Região de Nagorno-Karabakh, em 5 de abril de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, anunciou que a cidade de Jabrail, na linha de contato em Nagorno-Karabakh, foi tomada por forças azeris.

"Hoje, o Exército do Azerbaijão libertou a cidade de Jabrail e uma série de outras localidades", escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

Contudo, Shushan Stepanyan, porta-voz do Ministério da Defesa da Armênia, qualificou a informação divulgada pelo mandatário azeri e por autoridades turcas como "mais uma mentira", refutando a tomada do ponto estratégico na região.

Os governos de Baku e Erevan têm desmentido nos últimos dias os anúncios feitos pela parte adversária. Neste domingo (4), um assessor de Aliev divulgou que o líder de Nagorno-Karabakh fora ferido, informação que foi logo depois refutada pela Armênia.

© REUTERS / Murad SezerManifestantes empunham bandeiras do Azerbaijão e da Turquia durante protestos em Istambul, Turquia, 19 de julho de 2020
Baku anuncia tomada de cidade estratégica em Nagorno-Karabakh; Erevan desmente - Sputnik Brasil
Manifestantes empunham bandeiras do Azerbaijão e da Turquia durante protestos em Istambul, Turquia, 19 de julho de 2020

Nagorno-Karabakh, um enclave de maioria étnica armênia, proclamou independência em relação à República Socialista Soviética do Azerbaijão em 1991, o que levou a um conflito militar entre Baku e Erevan.

Contudo, em 1994 ambos acordaram um cessar-fogo. Deste então, o conflito permaneceu congelado, sem que o território tenha sua independência reconhecida pela comunidade internacional.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала