O encontro aconteceu na casa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) em Brasília. Além do filho do presidente e dos representantes diplomáticos, estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman.
Os acordos que normalizaram as relações diplomáticas entre Israel e os dois países árabes, assinados no dia 15 de setembro, foram mediados pelo presidente estadunidense, Donald Trump.
Bolsonaro postou uma foto do churrasco nas redes sociais, com uma mensagem simples: "Após recentes acordos de paz". A imagem mostra Bolsonaro e seu filho, o embaixador dos EUA, Araújo e os embaixadores de Israel, Yossi Shelley, do Bahrein, Bader Al-Hulaiabi, e dos Emirados Árabes, Saleh Alsuwaidi. Todos aparecem sem máscara e dando as mãos.
Após recentes acordos de paz: Deputado @BolsonaroSP ;Embaixador EUA @USAmbBR ;Embaixador Israel @embaixadoryossi ;Presidente da República @jairbolsonaro ;Embaixador Bahrein Bader Al-Hulaiabi; Embaixador Emirados Árabes Unidos Saleh Alsuwaidi; e @ItamaratyGovBr @ernestofaraujo . pic.twitter.com/jG3soKWjhg
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 4, 2020
'Nova etapa que está nascendo'
No início do seu mandato, o governo Bolsonaro foi criticado por se aproximar muito de Israel, inclusive defendendo a transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, medida que ainda não foi concretizada. Havia o temor de retaliação comercial por parte de países árabes contra o Brasil.
Em outubro do ano passado, Bolsonaro viajou para Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes.
Segundo o portal Metrópoles, ao final do encontro, o embaixador de Israel agradeceu ao presidente e ao chanceler brasileiro pelo convite. "Foi excelente, consolidou essa nova etapa que está nascendo" disse.