Stepanakert, a capital da república não reconhecida de Nagorno-Karabakh, foi alvo de cerca de 20 ataques de artilharia, relata o correspondente da Sputnik.
As explosões ocorreram perto do centro da cidade. Foram disparados, entre outras armas, lançadores múltiplos de foguetes.
O Ministério das Relações Exteriores de Nagorno-Karabakh comunicou que "neste momento as Forças Armadas do Azerbaijão estão lançando ataques de foguetes de alta intensidade contra Stepanakert".
Por sua vez, o Ministério da Defesa do Azerbaijão informou:
"Na manhã de 5 de outubro, os sistemas de radar da defesa antiaérea do Azerbaijão registraram o lançamento de um míssil, disparado contra o Azerbaijão a partir de posições nos distritos armênios de Jermuk, Kapan e Berd".
Nagorno-Karabakh, um enclave de maioria étnica armênia, proclamou independência em relação à República Socialista Soviética do Azerbaijão em 1991, o que levou a um conflito militar entre os dois países do Cáucaso.
Contudo, em 1994 ambos acordaram um cessar-fogo. Deste então, o conflito permaneceu congelado, sem que o território tenha sua independência reconhecida pela comunidade internacional.