A premiação foi anunciada pela Academia Sueca nesta segunda-feira (5). Os ganhadores dividirão o valor de dez milhões de coroas suecas (R$ 6,3 milhões).
"A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos caos restantes da doença crônica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas", afirmou o comitê do Nobel.
Harvey J. Alter (norte-americano) encontrou um vírus desconhecido, que era uma causa comum da hepatite crônica. Michael Houghton (britânico) foi responsável pelo isolamento do novo vírus, chamado de hepatite C. Charles M. Rice (norte-americano) foi quem forneceu a evidência que mostrou que o vírus da Hepatite C poderia causar a hepatite.
BREAKING NEWS:
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 5, 2020
The 2020 #NobelPrize in Physiology or Medicine has been awarded jointly to Harvey J. Alter, Michael Houghton and Charles M. Rice “for the discovery of Hepatitis C virus.” pic.twitter.com/MDHPmbiFmS
O Nobel de Fisiologia ou Medicina foi concedido a Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice pela descoberta do vírus da hepatite C.
A hepatite, ou inflamação do fígado, é causada principalmente por infecções virais, embora o abuso de álcool, toxinas ambientais e doenças autoimunes também sejam causas importantes.
Amanhã (6) ocorrerá a premiação do Nobel de Física e, na quarta-feira (7), o de Química. Na quinta-feira (8) será atribuído o Nobel de Literatura e na sexta-feira (9) será conhecido o nome do novo Nobel da Paz.
O último anúncio ocorrerá no dia 12 de outubro, indicando o vencedor do Nobel de Economia.