Na capital do país, Bishkek, manifestantes apoiadores de partidos não eleitos ao parlamento quirguiz usaram um caminhão para derrubar o portão e invadir o local nesta segunda-feira (5). De acordo com testemunhas oculares, um comboio de carros deixou o prédio do Parlamento alguns minutos antes, conforme relatou um correspondente da Sputnik Quirguistão.
Os manifestantes da oposição se reuniram mais cedo na Praça Ala-Too, em Bishkek, para apoiar os partidos políticos que não conseguiram ganhar assentos após as eleições parlamentares do Quirguistão.
Ao longo da noite anterior, foram registrados confrontos com policiais e explosões foram ouvidas nas proximidades da Casa Branca quirguiz. Os confrontos duraram cerca de cinco horas. Ainda segundo o correspondente da Sputnik, milhares de manifestantes de oposição foram às ruas contra os resultados da eleição. De acordo com o Ministério da Saúde do país, mais de 120 pessoas já ficaram feridas nos confrontos.
Na manhã desta segunda-feira (5), Adilet Sultanaliev, porta-voz do partido favorito nas eleições, o Birimdik, disse que a organização política está pronta para repetir a eleição, se necessário.
De acordo com os resultados preliminares da Comissão Eleitoral Central do Quirguistão, apenas quatro partidos políticos ultrapassaram a marca de 7% de votos necessária para ganhar assentos no Parlamento do país.
Os partidos pró-governo, Birimdik e Mekenim, obtiveram, respectivamente, 24,5% e 23,9%, dos votos nas eleições realizadas no domingo (4), disse a comissão eleitoral local. O Partido do Quirguistão e o Butun Quirguistão foram os únicos outros grupos a ganhar assentos no Parlamento após alcançarem 8,7% e 7,1% dos votos, respectivamente, ainda de acordo com os resultados da comissão.