As forças da Frota do Mar Negro da Rússia começaram desde cedo a monitorar a embarcação estrangeira. É essencial acrescentar que as Forças Armadas russas constataram que, desde meados de setembro deste ano, embarcações da OTAN passaram a permanecer por mais tempo no mar Negro do que no ano de 2019.
Deste modo, o chefe do departamento operacional do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, coronel-general Sergei Rudskoy, informou que, na verdade, a quantidade de entradas continua elevado, e o período de estadia das embarcações da OTAN no mar Negro teve um aumento de 33%.
© AFP 2023 / DANIEL MIHAILESCUNavios militares da OTAN durante exercícios navais no mar Negro perto do porto romeno de Constanta
Navios militares da OTAN durante exercícios navais no mar Negro perto do porto romeno de Constanta
© AFP 2023 / DANIEL MIHAILESCU
Contudo, a lista de preocupações do coronel-general e das Forças Armadas russas não termina tão rápido assim. Rudskoy afirmou que até 40% das embarcações da OTAN que entram no mar Negro carregam armas de precisão de longo alcance.
Segundo Rudskoy, a OTAN tem intensificado não só suas forças navais no mar Negro, mas também a aviação estratégica e os meios de reconhecimento aéreo e marítimo.