Descoberto dinossauro de 2 dedos e desdentado que parecia papagaio gigante (FOTO)

© Foto / Divulgação/Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica Fóssil do dinossauro de pescoço longo mais antigo do mundo é achado no Brasil, batizado de Macrocollum itaquii
Fóssil do dinossauro de pescoço longo mais antigo do mundo é achado no Brasil, batizado de Macrocollum itaquii  - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os fósseis do dinossauro de aparência bizarra foram encontrados no deserto de Gobi, na Mongólia, e estavam impressionantemente bem conservados, afirmam os pesquisadores.

Uma nova espécie de dinossauro, que tinha penas, era desdentada, contava com apenas dois dedos e se assemelhava a um papagaio gigante, foi descoberta por uma equipe de cientistas liderada pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Os resultados foram publicados na revista científica Royal Society Open Science nesta terça-feira (7).

Denominado Oksoko avarsan, essa nova espécie viveu mais de 68 milhões de anos atrás e teria cerca de dois metros de comprimento e um bico grande, semelhante ao tipo visto em papagaios hoje, e se alimentava de outros animais e também de plantas.

Dinossauro desdentado e de dois dedos recém-descoberto indica para a disseminação de espécies semelhantes a papagaios

Os pesquisadores encontraram múltiplos e completos esqueletos de Oksoko no deserto de Gobi, na Mongólia.

"Oksoko avarsan é interessante porque os esqueletos são muito completos […]. A maneira como foram preservados descansando juntos mostra que os jovens perambulavam em grupos", afirma ao tabloide Daily Mail o paleontólogo Gregory Funston, autor principal do estudo da Universidade de Edimburgo.

"Mas o mais importante é que sua mão com dois dedos nos levou a observar como a mão e o membro anterior mudaram ao longo da evolução dos oviraptores, o que não havia sido estudado antes. […]. Isso revelou algumas tendências inesperadas que são uma peça-chave no quebra-cabeça de por que os oviraptores eram tão diversos antes da extinção que matou os dinossauros", acrescentou o paleontólogo.

Os pesquisadores estudaram ainda a redução no tamanho e a eventual perda de um terceiro dedo ao longo da história evolutiva dos oviraptores.

De acordo com o estudo, os braços e as mãos das criaturas mudaram drasticamente em conjunto com as migrações para novas áreas geográficas, especificamente para o que hoje é a América do Norte e o deserto de Gobi.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала