Uma nova espécie de dinossauro, que tinha penas, era desdentada, contava com apenas dois dedos e se assemelhava a um papagaio gigante, foi descoberta por uma equipe de cientistas liderada pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Os resultados foram publicados na revista científica Royal Society Open Science nesta terça-feira (7).
Denominado Oksoko avarsan, essa nova espécie viveu mais de 68 milhões de anos atrás e teria cerca de dois metros de comprimento e um bico grande, semelhante ao tipo visto em papagaios hoje, e se alimentava de outros animais e também de plantas.
Newly Discovered Toothless, Two-Fingered Dinosaur’s Lost Digits Point to Spread of Parrot-Like Species https://t.co/ChgboTOtia Via @SciTechDaily1 #Science #Technology #SciTechDaily pic.twitter.com/2k0c1ISzqF
— NanoTrac Technologies (@nanotrac) October 6, 2020
Dinossauro desdentado e de dois dedos recém-descoberto indica para a disseminação de espécies semelhantes a papagaios
Os pesquisadores encontraram múltiplos e completos esqueletos de Oksoko no deserto de Gobi, na Mongólia.
"Oksoko avarsan é interessante porque os esqueletos são muito completos […]. A maneira como foram preservados descansando juntos mostra que os jovens perambulavam em grupos", afirma ao tabloide Daily Mail o paleontólogo Gregory Funston, autor principal do estudo da Universidade de Edimburgo.
"Mas o mais importante é que sua mão com dois dedos nos levou a observar como a mão e o membro anterior mudaram ao longo da evolução dos oviraptores, o que não havia sido estudado antes. […]. Isso revelou algumas tendências inesperadas que são uma peça-chave no quebra-cabeça de por que os oviraptores eram tão diversos antes da extinção que matou os dinossauros", acrescentou o paleontólogo.
Os pesquisadores estudaram ainda a redução no tamanho e a eventual perda de um terceiro dedo ao longo da história evolutiva dos oviraptores.
De acordo com o estudo, os braços e as mãos das criaturas mudaram drasticamente em conjunto com as migrações para novas áreas geográficas, especificamente para o que hoje é a América do Norte e o deserto de Gobi.