A capacidade do míssil, lançado de submarinos e com alcance de cinco mil quilômetros, deverá ser testada nos próximos 15 meses, o que mostra o progresso no seu desenvolvimento, afirma a mídia.
Atualmente, a Índia possui o míssil K-15, o primeiro SLBM do país, com um alcance de aproximadamente 750 quilômetros. Contudo, o K-15 não permite aos indianos atingir o território chinês em um possível conflito, tornando os submarinos do país mais vulneráveis.
É justamente por isso que Nova Deli está desenvolvendo o K-4 e o K-5, de 3,5 mil e 5 mil quilômetros, capazes de atingir alvos estratégicos na China e no oceano Índico.
De acordo com o portal Swarajya, o país já realizou diversos testes do míssil K-4, sendo que fontes relataram que o desenvolvimento do míssil foi completado e que está pronto para iniciar sua produção em série.
Por sua vez, o K-5 será testado em breve.
Ensaios e exercícios desta natureza têm vindo a ser cada vez mais frequentes, à medida que as relações com a China se complicam devido às tensões militares em várias zonas da fronteira entre as duas potências regionais.