"O ciclone Delta tocou o solo perto de Creole, Louisiana, às 18h CDT [20h em Brasília] como furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson", informou em nota o NHC, que acrescentou que ventos com potencial destrutivo e fortes chuvas continuam sobre partes do sul da Louisiana, que ainda se recupera dos estragos provocados pela passagem do furacão Laura em agosto.
#Delta is expected to produce heavy rainfall that will lead to significant flash flooding & river flooding in parts of Louisiana through Saturday. Additional flooding is expected across portions of the central Gulf Coast into the Lower Mississippi Valley this weekend. pic.twitter.com/GLJRvvLIap
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) October 9, 2020
Espera-se que Delta produza fortes chuvas que levarão a rápidas inundações e transbordamentos de rios em partes da Louisiana ao longo do sábado (10). Enchentes adicionais são esperadas em partes do centro da Costa do Golfo e rumo ao Vale do Baixo Mississippi neste fim de semana.
O furacão chegou à Louisiana com ventos de até 155 km/h, mas perdeu força rapidamente. Cerca de uma hora depois de tocar o solo, o Centro Nacional de Furacões reduziu a categoria da tempestade para o nível 1.
De acordo com a Agência de Segurança e Fiscalização Ambiental do Departamento de Interior, a produção de petróleo e gás no Golfo do México foi reduzida antes da chegada do furacão.