Grosbeak é o nome do raríssimo pássaro encontrado por cientistas na Pensilvânia, EUA, que possui penas pretas e rosas em sua asa direita, tons comuns em machos, e plumagem amarela e marrom na asa esquerda, cores características das fêmeas.
Os cientistas da Reserva Natural Powdermill acreditam que esse pássaro canoro é um inusitado exemplar da espécie Pheucticus ludovicianus, que sofreu uma anomalia genética conhecida como ginandromorfismo.
Ao contrário do hermafroditismo, que se refere a ter tecidos reprodutivos masculinos e femininos, os ginandromorfos exibem características sexuais contrastantes em cada lado do corpo. Muitas espécies de pássaros apresentam o ginandromorfismo. Além de insetos e crustáceos, como caranguejos e lagostas.
Procriação
"Toda a equipe de anilhamento ficou muito animada em ver tal raridade de perto e está no auge desta experiência única na vida. […] Um deles descreveu como 'ver um unicórnio' e outro descreveu a adrenalina de ver algo tão notável", afirmou Annie Lindsay, coordenadora do programa de anilhamento de pássaros em Powdermill, em comunicado do Museu Carnegie de História Natural, EUA.
O comunicado explica ainda uma curiosidade de muitos leitores: esse pássaro tem capacidade para procriar?
"Como geralmente apenas o ovário esquerdo é funcional nas aves, e o lado esquerdo desta ave é o lado feminino, esta ave teoricamente poderia produzir filhotes se acasalar com sucesso com um macho", diz a nota.
"A capacidade de reprodução do pássaro também pode depender do fato de ele cantar como um macho, o que potencialmente atrairia as fêmeas e provocaria uma resposta territorial de outros machos", complementa.